Informativo sobre Atualizações de Versão: 1.15
- DES-IF
- 
        - 
            A Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF) é um documento fiscal de existência exclusivamente digital. Objetiva registrar a apuração do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e as operações das Instituições Financeiras e equiparadas autorizadas a funcionar pelo Banco Central (BACEN), obrigadas a utilizar o Plano de Contas das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF). 
 
- 
            
- 1) Importação dos Arquivos: DES-IF > Importação
- 
      - 
          O primeiro passo para a Declaração Eletrônica de Serviços das Instituições Financeiras é a importação dos arquivos da instituição, que deve estar disposto conforme o modelo disponibilizado. A declaração é composta por dois arquivos: o Arquivo de Contas e o Arquivo de Receitas. O arquivo de contas se refere à descrição do Plano de Contas da Instituição da Instituição Financeira. O arquivo de Receitas se refere às declarações de valores de serviços prestados na competência, divididos por receitas. O Plano de contas deve ser importado na opção “Arquivo de Contas” e as declarações de serviços prestados na competência através na opção “Arquivo de Receitas”, conforme a imagem abaixo: 
- 
          
              
- 
          Após selecionados os arquivos correspondentes, estes devem ser processados. Uma vez que o processamento for concluído com sucesso, um protocolo será gerado e exibido na tela. 
- 
          
              
 
- 
          
- 2) Consulta das Importações: DES-IF > Consulta Importação
- 
        - 
            Uma vez importados os arquivos, o resultado das importações realizadas pode ser observado na Consulta de Importações. Ao acessar a consultar será exibida uma lista com todas as importações realizadas. 
- 
            
                
- 
            As importações poderão também ser filtradas por competências para melhor visualização. 
- 
            
                
- 
            Para visualizar detalhes da importação, basta clicar no botão “Imprimir”, disponível ao lado de cada importação, e um relatório será gerado com detalhes dos valores importados para cada uma das contas declaradas, conforme a imagem a seguir. 
- 
            
                
 
- 
            
- 3) Geração de Guias: Guias > DES-IF > Geração
- 
        - 
            Para gerar a guia para pagamento da competência basta clicar no botão “Emitir Guia” na rotina de geração de guias para DESIF. 
- 
            
                
- 
            Ao clicar em “Emitir Guia” uma mensagem de confirmação do encerramento da sua competência será exibida. 
- 
            
                
- 
            Ao confirmar a emissão da guia, esta ficará disponível para visualização. 
- 
            
                
 
- 
            
- 4) Consulta de Guias: Guias > DES-IF > Consulta
- 
        - 
            Após emitidas, as guias poderão ser consultadas através da consulta de Guias da DES-IF. Nesta consulta é possível verificar a situação das Guias, que podem estar em aberto ou pagas, conforme a imagem a seguir. 
- 
            
                
 
- 
            
- 5) Consulta de Protocolo: Consultas > Protocolo
- 
        - 
            Os protocolos gerados pelos arquivos importados da DES-IF poderão ser consultados na Consulta de Protocolo. O “Tipo” de proocolo indicará se o arquivo foi importado com sucesso ou se possui algum erro. As datas e horários das importações realizadas também poderão ser visualizadas nesta rotina, conforme a imagem a seguir: 
- 
            
                
 
- 
            
 
    